top of page

Leituras do P'Artes

Atualizado: 9 de jan. de 2023


Dia 29 de julho passado, quando se começou a ler, no decurso de "Leitura e Escrita", curso ministrado pelo prof. Herbert Bandini, o primeiro capítulo de “A Conspiração Aberta, Diagramas para uma revolução mundial”, deu-se início ao “Projeto Leituras”, na verdade, um subprojeto que integra o P’Artes” (Palavras e Arte na Arte da Palavra), projeto maior que tem em seu portal (www.partespalavraearte.com) o principal meio de divulgação de suas ideias, propósitos, atividades...


O Leituras do P’Artes é algo aparentemente simples e fácil de se lidar: ler. Para executá-lo, basta que haja gente disposta a, num tempo regular, ler obras previamente escolhidas. Hoje, em razão das facilidades de se reunir remotamente, espaço físico para leitura deixou de ser problema, porque os virtuais cumprem bem a função de agregar pessoas com finalidade distintas. De igual forma, o livro físico – aquele composto de páginas impressas e capas de papel – em parte, há muito já foi substituído por e-books, PDFs etc., e também desempenha bem o seu propósito. O problema maior não reside nem na disponibilidade de espaços para se reunir nem de textos para se ler, mas, justamente, na atividade, em si, de leitura. As pessoas não sabem ler. Forte e, muitas vezes, indelicado - rude mesmo - afirmar isso, mas é uma indigesta verdade: o analfabetismo funcional é um manto invisível a cegar os olhos dos que acreditam estar lendo, quando não estão. Os interessados em fazer parte do Projeto podem entrar em contato pelo e-mail contato.partespalavraearte@gmail.com.

O “Projeto Leituras” – que não pode ser confundido com “Leituras”, espaço do portal P’Artes reservado a publicações de resumos e resenhas críticas acerca de livros e textos diversos – surge exatamente para, com muito cuidado e zelo, ensinar gentes a ler, sobretudo aquelas que já se consideram leitoras, porque acreditam que conseguem, com certo traquejo, dar sentido a algumas palavras e frases da língua portuguesa em determinadas situações comuns de fala e de escrita.


No final da próxima semana, possivelmente, acabaremos de ler, em nossas aulas do curso de “Leitura e Escrita”, o primeiro capítulo de “A Conspiração...”, cujo título é A crise atual dos assuntos humanos. Na sequência, dois alunos farão, por escrito, o resumo do capítulo e uma apreciação crítica das ideias do autor nele contido. Assim feito, na semana subsequente ao término da leitura, esses mesmos alunos publicarão seu texto em “Leituras” (https://www.partespalavraearte.com/leitura), seção do portal “P’Artes” reservada, conforme mencionamos acima, a publicações de resumos e resenhas críticas acerca de livros e textos diversos.


Aguardem.

 
O "Conspiração Aberta" é um "livro-manifesto” do socialista Fabiano H. G. Wells, um verdadeiro guia sobre o controle e a administração global. Wells é também autor, entre outros, de Nova Ordem Mundial, livro no qual ele apresenta ao mundo não somente o termo “Nova Ordem Mundial”, mas também os principais fundamentos de uma já em curso governança global.
93 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Poema

Para que o poema lírico funcione como um eu-Deus, e reze sincero os erros de criação no paraíso, é necessário o intimismo único do sentimento, um pouco de misticismo porque somos brasileiros, um amor

bottom of page